sábado, 9 de dezembro de 2017

Apresentação do livro "Capelas de Alvarenga", da autoria de António Dias Madureira

Realizou-se hoje, dia 8 de Dezembro, no Salão Paroquial de Alvarenga, o lançamento e apresentação da obra "Capelas de Alvarenga", da autoria do Prof. António Dias Madureira.

Mesa da Sessão de Apresentação
Cortesia de Margarida Rocha
Dignaram-se marcar presença nesta sessão o Reverendo Abade de Alvarenga, a Excelentíssima Sra. Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Arouca, o Excelentíssimo Sr. Presidente da Junta de Freguesia e o Excelentíssimo Sr. Dr. Filomeno Silva, Presidente da Direcção da Associação de Defesa do Património Arouquense, que editou o livro.

Presidente da ADPA no uso da palavra
(Cortesia de Margarida Rocha)
Aspecto da plateia
(Cortesia de Roda Viva Jornal)
Sessão de autógrafos pelo autor
(Cortesia de Margarida Rocha)
O professor e investigador alvarenguense António Madureira, apresentou ontem (dia 8) o seu novo livro dedicado, mais uma vez à sua freguesia natal - "Capelas de Alvarenga".
Foram muitos os amigos e conterrâneos do autor que se associaram ao evento, marcando presença no lançamento da obra, que teve lugar no salão paroquial da freguesia.

"Na vida, todos transportamos o selo daquilo que somos, eu transporto a chancela imperecível de gostar da terra a que pertenço, e sempre que posso procuro evocar as memórias dos nossos avós", sublinhou Madureira no início da sua intervenção.
Sobre o livro, salientou, "neste pequeno trabalho que hoje apresento sobre as capelas da nossa paróquia, que são um património comum a todos e que todos devem preservar, procurei salientar a sua importância para a coesão social da paróquia e o seu inverso".
"Na abordagem deste trabalho, fi-lo essencialmente numa perspectiva social, porque as capelas fazem parte do universo religioso que é muito amplo e muito complexo. As capelas na sua pequenez física tocam em dois pontos muito sensíveis: a fé e as práticas religiosas", asseverou Madureira.
Terminou a sua intervenção, agradecendo a todos aqueles que o ajudaram na realização deste trabalho historiográfico.
O pároco da freguesia felicitou o autor "pelo trabalho realizado em prol da paróquia, das pessoas e dos nossos antepassados, mas sobretudo da vivência da fé das nossas famílias e da nossa comunidade". "Esta obra reflecte o espírito humano, cristão e religioso desta comunidade", referiu o clérigo.
O último discurso coube a Filomeno Silva, presidente da Associação de Defesa do Património Arouquense, editora da obra, que começou por destacar a forte ligação de António Madureira à sua freguesia de berço, "bem visível nas diversas obras já publicadas sobre Alvarenga".
"Com o presente estudo, o professor António Madureira dá um significativo contributo para um melhor conhecimento histórico das capelas e ermidas que compõem o espaço sacro da freguesia", aludiu Filomeno.
"São sobretudo as populações rurais que mantêm vivo o culto dos santos, mediante a adversidade de um mundo que privilegia o urbano ante o rural, com a consequente desertificação de muitos povoados", advertiu.
Sobre a temática do livro, Filomeno Silva recordou que "a capela ou santuário, consoante a sua dimensão, é um espaço sagrado a que afluem populações locais e das redondezas, graças ao protagonismo que o santo ou a santa de invocação ganhou, pelos milagres ou intercessões que concedeu aos seus devotos".
"Com este trabalho a freguesia de Alvarenga torna-se mais rica. As palavras leva-as o vento. Os escritos perduram para a eternidade", concluiu o presidente da ADPA.
No final da cerimónia de apresentação, António Madureira autografou muitos exemplares que o público presente adquiriu.
O livro com 137 páginas contou com o apoio da Junta de Freguesia de Alvarenga e da Paróquia de Santa Cruz de Alvarenga. 

Sem comentários:

Enviar um comentário